quarta-feira, 16 de julho de 2014

Balanço Final - Team Building Empresarial 2014



No total foram mobilizados entre participantes e acompanhantes mais de 150 pessoas.
Foi extraordinário a formação com elementos novos que não se conheciam entre as diversas empresas , que corresponde à dinâmica actual das empresas em que é necessário formar equipas com elementos diferentes para vencer desafios cada vez mais exigentes.
Na formação dos participantes que constituia o vetor fulcral de todo o evento cumpruiu-se.
As actividades dos acompanhantes necessita de uma revisão da implementação, dado terem-se cumprido algumas actividades, mas não se conseguiu a adesão massiva dos acompanhantes, que era um objectivo muito importante reunir toda a família no mesmo espaço/tempo. 

Na formação dos participantes, salientava o objectivo plenamente conseguido de promoção do espírito de equipa, a cooperação, a motivação de grupo, que deve ser privilegiado sobre o individualismo.
Nos acompanhantes, salientava a organização da visita virtual ao parque, que deixou como legado para a comunidade o o percurso de QR-Codes do projecto "realidade aumentada".

O ambiente final observado e que foi salientado também no inquérito de satisfação realizado no final, foi a extraordinário camaradagem entre os colaboradores e famílias destes, entre as diversas empresas e das próprias empresas.
São João da Madeira deu um passo em frente na construção do seu futuro e valorização das suas pessoas.

O objectivo foi plenamente conseguido na formação em si e também, na própria organização, que foi um exemplo de cooperação comunitária, de associações (Clube de Empresários e Ecos Urbanos), de instituições públicas (Câmara Municipal e Sanjotec), de escolas da cidade (Serafim Leite) e de diversas empresas, resultando numa proximidade de toda a comunidade.
Foi um evento construído pela própria comunidade e está ao serviço desta.
O Team Building regressa para o ano, tendo sido este ano, de preparação e ensaio deste tipo de dinâmicas, que foi inovadora.
Combinando a formação empresarial, com o ambiente verde das cidades, com o desporto e juntando
instituições diversas na construção de um objectivo positivo e que promove o desenvolvimento regional e do país.

Salientava que o próprio rio UL foi pela primeira vez envolvido e valorizado numa actividade de muito valor que deu a conhecer São João da Madeira a muitos colaboradores que cá trabalham mas não conheciam a cidade neste vertente verde e ecológica.

Descrição dos 8 exercícios da formação:
Mass Training Camp é um modelo de formação desenvolvido por uma equipa pedagógica vocacionada para formação em Team Building - Desenvolvimento Pessoal.
O objectivo essencial de promover a capacidade de trabalhar em equipa e promover a complementaridade entre indivíduos de origens profissionais, culturais e pessoais diversas foi conseguido com recurso a desafios, obstáculos e auto-superação.

Seria impensável para muitos dos participantes no Mass Training Camp vencerem uma retroescavadora subindo vez após vez para conseguir a vitória do seu grupo, mas foi isso mesmo que aconteceu, ou transpor o rio Ul num bote sem remos, ou até mover um autocarro de várias toneladas. Todos estes obstáculos e desafios foram estudados e preparados para que cada participante, com o apoio do seu grupo obtivessem o sucesso.
A cooperação que muitas vezes se solicita nas empresas, para entregar aquela encomenda essencial para o cliente, ou o trabalho de toda a equipa a preparar a próxima coleção de calçado, pois neste Mass Training Camp foi proporcionado a cada participante, o prazer e alegria de cara a cara enfrentar um sem número de situações novas, desafiantes e motivantes.
Perguntado a qualquer participante o que sente depois de mover com a sua equipa 1000 kg de areia de um dumper só por querer vencer o desafio a resposta num sorriso espectacular é, "faço porque quero vencer com a minha equipa, não se trata de vencer a outra equipa, senão vencer o desafio porque somos capazes e queremos fazer".

Rolar Pneu - Como o que nos move é a vontade vamos mover este gigante pneu de camião, foi assim que pusemos à prova a vontade de rolar até à vitória de cada equipa.
Sapatilhas - E se me colocasse nos sapatos dos outros? Exercício de coordenação mental e visual em que todos os participantes ficaram literalmente de pés na relva.
Caleiras - Como não podia deixar de ser tendo um moinho neste parque, foi fundamental levar a água ao moinho de cada equipa, ou aprender as leis da física e conduzir o rio ao seu reservatório, aqui os skills de equilibro e comunicação mostraram quem saiu vencedor com a maior quantidade de água recolhida.
Ski com pranchas - Se esquiar na neve já é uma aventura, o que dizer sobre skis com 7 ou mais passageiros? Pois foi assim que em equipa chegaram ao final desta prova com sucesso. Ninguém fica para trás. 
Campo de minas e obstáculos - Rastejar, saltar, correr, nada que tenha causado medo aos participantes nesta espectacular pista, foram momentos dignos de registo, as forças armadas teriam bastantes dificuldades em fazer melhor teste aos seus recrutas.

A componente física dos exercícios Mass Training Camp permitiu também outro efeito espetacular em muitos participantes, conhecer um excelente parque urbano em toda a sua extensão que até então servia apenas para o chá das 5. Para muitos o facto de terem conhecido o parque desta nova forma permitirá que melhorem a sua vida pessoal desfrutando de boas caminhadas, corridas e momentos em família ou entre amigos.

Durante o evento formativo houve também lugar à recolha de espetaculares imagens aéreas com o drone de HF Center (entidade formadora Mass Training Camp). Ver imagens publicadas a partir da próxima 5ªfeira, no site do Clube de Empresários.

ESTATÍSTICAS:

Média de horas trabalhadas pelos elementos Mass Training Camp: 24 h
Numero total de horas envolvidas por toda a equipa: 840 h
Numero total de Km envolvidos no processo: 900 km
Numero de horas de comunicações telefónicas: 20 h
Numero de garrafas de água consumidas pelos participantes: 487 unidades
Kg de carne de porco assado consumidos no evento: 118 kgs
1 Kg de fiambre
1 Kg de queijo
Numero de pães consumidos no evento: 500 unidades
Numero estimado de calorias queimadas por participante: 1232 Kcal
Maior numero de flexões de braços feitas por uma equipa participante: 260
Numero total estimado de kg transportados por equipa: 9000 kgs
Efetivos operacionais HF Center envolvidos na preparação e implementação e gestão do evento Mass Training Camp Team Building Empresarial 2014:  35 elementos.

Os participantes, valentes e velozes como o vento a percorrer todas as dificuldades do maior exercício algum dia realizado no Parque Urbano do Rio Ul em S. João da Madeira.

Lista completa das entidades apoiantes de Mass Training Camp Team Building Empresarial 2014:
Tubogal, O Rodas, Fun Addict, Luso-Rafting, Pneus Cavadas, CEI, Café da Casa da Natureza, Picoven, SMD, Águas de S. João, CMSJM, Turma de alunos da ESSL (que desenvolveram a imagem corporativa do evento, juntamente com a reportagem do mesmo) e os Ecos Urbanos.